EQUIPE SUPORTE DE COMUNICAÇÃO...A HISTÓRIA...

Por Flávio Marathá

Há 10 anos, Eduardo (Dudu), Flávio (Marathá) e Geanderson Oliveira uniram força para criar um projeto dentro da paróquia Dom Bosco, mais precisamente dentro da Articulação da Juventude Salesiana (AJS-Gramoré). O projeto deveria ser algo que fosse novo e ao mesmo tempo evangelizador. Assim, nascia em 2007 a mais nova Equipe de Comunicação da Paróquia Dom Bosco, a Equipe “SUPORTE”. Uma iniciativa que vem dando certo até hoje no campo da informação e evangelização, cujo objetivo inicial era de informar todos os grupos de jovens de suas atividades na paróquia, mas que logo se expandiu para as pastorais e movimentos.

Dudu, o grande mentor da ideia, pensou em criar um site que trouxesse informações ligadas a AJS. Logo, falou do projeto para Marathá (recém eleito coordenador da AJS de Natal Gramoré, no ano de 2007) que não acreditou muito, mas que entrou no projeto. Em seguida, procuraram Geanderson, que era um cara que gostava muito de fotografia, e que não pensou duas vezes em participar dessa construção. No dia 13 de julho de 2007 foi então fundado literalmente uma Equipe de comunicação dentro da paróquia Dom Bosco.

Projeto exposto, era hora de por em pratica o que estava só em papel. Dividimos as funções, ficando inicialmente da seguinte forma: Dudu para a parte de web, responsável por alimentar o site com matérias e fotos; Marathá para redação, responsável pela criação de pautas; Geanderson na fotografia, responsável pela parte visual.

Foi pensado em um nome que ligasse à Articulação (AJS-Gramoré). Como a ideia inicial era de dar todo suporte necessário para a AJS através do Site, Niane Oliveira (que ainda não tinha ligação com o projeto) deu o primeiro nome a equipe: “SUPORTE SITE AJS”
Ao longo do tempo, a equipe formada inicialmente percebeu que o trabalho era, apesar de gratificante, um pouco árduo. Sendo assim, pensou-se em convidar mais pessoas para ajudar na produção dos conteúdos. Logo se formou o que seria a primeira formação da Equipe Suporte. Uniram-se ao projeto: Rogenis, Robson, Natércio, Elaine, Poliana, Patrícia, George, Marcelo e Ranieri.

Equipe montada, foi o momento de cair em campo e começar os trabalhos. A equipe montava escalas para se fazer presente em todos os eventos que existia dentro da paróquia Dom Bosco. A primeira cobertura feita foi no show de Cosme (cantor de renome na musica católica) abrindo um leque para outros eventos da AJS como: Encontrão Jovem, Romaria Jovem e Vigília Jovem, como também eventos individuais das demais pastorais e movimentos.

Logo se pensou em um casal para assessorar essa equipe, foi então que Yan e Téssia se juntaram a equipe para dar toda a assistência técnica e informativa para os trabalhos.
Ainda em 2007, a equipe atravessou fronteiras e foi cobrir o Festival da Juventude Salesiana em Recife/PE. Voltando com uma grande bagagem e um desafio, fazer coberturas de eventos católicos de outras paróquias de Natal. O Suporte Site AJS já não era mais só um grupo dentro da Articulação. Foi aí que passou a se chamar “SUPORTE SITE” (mas a ligação e o suporte para a AJS continuava).

O Site era o nosso carro chefe, mas já não era tão popular quanto às redes sociais que começavam a crescer na internet. Começamos então a aderir também às redes e colocar conteúdos em mídias como Orkut e Twitter. Surge então as novas ferramentas de trabalho. Nesse momento, o Suporte Site não era mais só um site, e mudamos mais uma vez o nome para “EQUIPE SUPORTE”, agora com Site e Redes sociais.

Com grandes responsabilidades, a Equipe Suporte crescia sem parar. Houve baixas de pessoal e inclusão de novos membros. Entraram na equipe: Niane, Emanuel (Cabelinho), Jadlon, Jeffinho, Jefferson (Detto), Jacke, Bellynha, Joaquim, Niely, Rany, Henrique, Vitória, Hilberto, Tamires, e os nossos assessores, Brasil e Zélia. Formava aí a segunda geração da equipe.

Com essa geração, veio também novas ideias e projetos como o jornal impresso a ser distribuído em toda paróquia. A Equipe Suporte ficou forte mais uma vez. Começamos a atingir todos os públicos da internet e fora dela com a ferramenta do Suporte Jornal. A comunicação tinha chegado ao seu nível mais alto dento da Equipe.

De fato, nos tornamos “EQUIPE SUPORTE DE COMUNICAÇÃO”. Os desafios não pararam... em 2013 realizamos um sonho de realizar a cobertura, na íntegra, do maior evento jovem católico do mundo, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro. Em seguida, ganhamos mais componentes, Elizangela, Manel e Talita que se juntaram a essa geração.
Nas redes, com o YouTube em alta, houve a necessidade de se criar mais uma equipe, para se juntar à Redação e Fotografia, a equipe de filmagem. Criamos um canal no YouTube e formamos a terceira equipe. Consequentemente aumentamos o numero de componentes e iniciamos assim, a terceira geração da Equipe Suporte.

Nesse processo de mudanças, houve saídas e entradas de pessoal. Entre as chegadas, jovens com disposição de fazer um trabalho bom de comunicação compram o nosso sonho e integram a equipe: Mikael, Daniel, Josué, Ayslan, Eduardo (Buxexa), Kaio, Arianne e Cristina.

Hoje, a EQUIPE SUPORTE DE COMUNICAÇÃO é reconhecida no território local, regional e nacional. E neste ano de 2017, celebramos 10 anos de história com muito trabalho e prazer. Sempre seguindo o nosso maior inspirador dessa comunicação, São João Bosco. Temos orgulho de dizer que somos Salesianos da Paróquia Dom Bosco de Gramoré, isso sempre será a nossa base.

Queremos comemorar essa data por mais 20, 30, 40 anos... porque juntos somos a EQUIPE que trabalha, o SUPORTE que sustenta e a COMUNICAÇÃO que evangeliza.

Posted in Cantinho do Suporte on Apr 09, 2017