A Paróquia São João Bosco, em Caetés, realizou a Semana de Salesianidade, entre os dias dois e sete de julho às 19h, na Comunidade São Francisco de Assis- Embriões, Caetés I, na cidade de Abreu e Lima- Região Metropolitana do Recife. O curso foi gratuito e teve como objetivo favorecer as comunidades um maior conhecimento e aprofundamento sobre a vida de Dom Bosco e Madre Mazarello.

Os conteúdos programados foram: A história dos salesianos no Brasil, espiritualidade salesiana e a pedagogia salesiana. Nos dias dois e três o curso foi ministrado pela Irmã Marcela – FMA e Padre Pereira – Vigário Paroquial, falaram sobre a história de Dom Bosco e dos Salesianos no Brasil; nos dias quatro e cinco quem ministrou foi Alexandre e Padre Antônio Gomes, falaram sobre a espiritualidade salesiana; nos dias seis e sete, os últimos dias, quem ministrou o curso foi o Irmão Yuri SDB e o Professor Luiz Moura, falaram sobre a pedagogia salesiana.

A irmã Marcela falou sobre a importância de estudar sobre Dom Bosco “estudar Dom Bosco para nós hoje é muito importante porque ele nos trás uma mensagem muito positiva e significativa para o trabalho com as juventudes, então ele esteve presente desde o século XIX, para nós hoje continua a mesma missão de trazer perspectivas novas para as juventudes de uma maneira geral, não só na parte de profissionalização, mas também em todo sentido da vida nesta formação integral em que nós salesianos e, nós salesianas somos chamados a contribuir na história da sociedade, nos ambientes de trabalho e em todos os setores. Então, estudar Dom Bosco hoje, é trazer esse carisma, essa espiritualidade para que nossa sociedade seja transformada a partir do protagonismo que cada jovem assume na própria vida.”

Somos chamados a viver Deus em primeiro lugar! Ele deve ocupar por inteiro nossa vida e o nosso coração. Vivemos isso com uma espiritualidade comprometida, profunda. Como seguidores de Dom Bosco temos a nossa “marca” espiritual! É o dom da “Espiritualidade Juvenil Salesiana”. Com ela queremos ajudar jovens a serem santos… Mas também queremos educadores santos! A espiritualidade salesiana é uma espiritualidade de festa. Gente de festa, de alegria, de otimismo e de fé.  Trata-se de uma festa e alegria que brotam da certeza da vida nova que tem seu fundamento no Cristo Ressuscitado. Alegria vem da comunhão com o Ressuscitado. É crer de verdade que Cristo ressuscitou, onde não há lugar para a tristeza e nem para o desânimo. Uma felicidade que nasce de um coração que está de bem com a vida, que ama que perdoa que comunga e partilha a alegria de viver e amar. E ninguém melhor do que os jovens para sentirem que a vida é festa e que a proximidade com Jesus Cristo produz festa ainda maior.
Nosso fundador dizia: “A santidade consiste em estar muito alegres”, “O demônio tem medo de gente alegre”, “Alegria, estudo e piedade: este é o grande programa. Se for praticado, vocês poderão viver felizes”. E dizia mais: “Eu quero ensinar-lhes um método de vida cristão que seja ao mesmo tempo alegre e feliz, indicando-lhes os verdadeiros divertimentos e os verdadeiros prazeres, de tal forma que possam dizer com o santo profeta Davi: ‘Servi ao Senhor com alegria'”! 

“A semana foi muito proveitosa, os palestrantes souberam transmitir o conteúdo numa linguagem bem simples e ao alcance de todos. O objetivo da semana foi alcançado, foi fazer com que a comunidade aprendesse mais sobre a vida do seu padroeiro.” Concluiu Padre José Pereira SDB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here