Nos dias 28 e 30 de setembro será realizado em Valdocco o tradicional evento “missionário” do Harambee. O tema do encontro será a expressão de Jesus “Anuncio-te uma grande alegria” (Lc 2, 10). No domingo, 30 de dezembro será celebrada também a 149ª expedição missionária salesiana, com a tradicional entrega de cruzes aos missionários que partirão pela primeira vez.

Não podemos esquecer nossas origens e nossa identidade carismática
Não podemos esquecer nossas origens e nossa identidade carismática

O Reitor-Mor, padre Ángel Fernández Artime, celebrará a missa na Basílica de Maria Auxiliadora e, como X Sucessor de Dom Bosco, junto com a Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Yvonne Reungoat, embracará os Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora aos seus países de destino. É um novo caminho que está prestes a começar. Os missionários da Família Salesiana ainda são os protagonistas, apoiados por jovens provenientes das inspetorias salesianas da Itália que também participarão do Harambee.

“Não podemos esquecer as nossas origens e nossa identidade carismática” lembrou a toda a Congregação o Reitor-Mor, “uma bênção para aqueles que aceitaram sem reservas a missão ad gentes e se dedicam, com suas mentes e corações, às necessidades das missões”.

A vida de missionário não é fácil; requer tempo, dedicação e, acima de tudo disponibilidade absoluta. Mas dá frutos: nos últimos foi registrado um número crescente de vocações nos países onde há missionários! “Busca, com o bom exemplo e a palavra, salvar almas, mesmo nesse estado que o Senhor te destinou”, costumava dizer Dom Bosco.

Os 25 missionários salesianos serão enviados para a Irlanda, Bélgica, Ucrânia, Turquia, Itália, Mongólia, Laos, Chile, México, Argentina, Sudão do Sul. É importante enfatizar a nova presença do Gâmbia, 43ª nação da África e a 136ª  da Congregação. Participarão do envio missionário: 2 salesianos coadjutores, 6 sacerdotes e 17 jovens estagiários. As origens dos missionários, por continente, são: 2 dos Estados Unidos, 3 da Europa, 8 da África e 12 da Ásia. Vale a pena citar a presença de nove salesianos da Índia missionária. Todos farão um breve curso de missionologia e salesianidade antes da partida.

Além das Filhas de Maria Auxiliadora, participarão desta celebração missionária outros 25 salesianos, provenientes dos cinco continentes, que participarão de um curso de três meses de formação missionária permanente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here