Na última quarta-feira, dia 05/09/18, a Arquidiocese de Olinda e Recife ganhou sua 129ª paróquia.
Arquidiocese de Olinda e Recife ganha sua 129ª paróquia.
Arquidiocese de Olinda e Recife ganha sua 129ª paróquia.

Dom Fernando Saburido presidiu a solenidade de ereção canônica da paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Caetés Velho, município de Abreu e Lima, região metropolitana do Recife. A paróquia nascente foi desmembrada da área pastoral da paróquia de São José, em Abreu e Lima e toda a comunidade paroquial participou da celebração que também incluiu a posse canônica de seu primeiro administrador paroquial, o padre Edvaldo Manoel da Silva. O vigário episcopal de Igarassu, padre Hélio Nascimento e boa parte do clero que compõe o vicariato Igarassu estiveram presentes ao momento de alegria partilhado em comunidade. A igreja ficou pequena para o grande número de paroquianos e fiéis de paróquias e comunidades vizinhas.

A solenidade teve início com o arcebispo metropolitano abençoando e saudando a comunidade no interior da igreja. Em seguida, o vigário episcopal de Igarassu, padre Hélio Nascimento leu o decreto de criação da paróquia de Nossa Senhora das Dores. De acordo com dom Fernando Saburido, a área pastoral foi elevada à condição de paróquia para fortalecer a ação pastoral e a evangelização na região. O padre Edvaldo vinha há dois anos atuando na área pastoral de Caetés Velho. O pároco da matriz de São José, padre Manoel Marques, leu o documento de provisão de administrador paroquial do padre Edvaldo Manoel da Silva, onde constam as obrigações a serem assumidas pelo sacerdote à frente da paróquia.

Arquidiocese de Olinda e Recife ganha sua 129ª paróquia
Arquidiocese de Olinda e Recife ganha sua 129ª paróquia

Em sua homilia, dom Fernando destacou que as Bodas de Caná, da Galileia, retratadas no Evangelho do dia, representam a aliança que Jesus estabeleceu entre o Criador e a humanidade. “Maria aconselha para que sejamos obedientes à Palavra de Deus – ‘Fazei tudo o que Ele vos disse’. Devemos ser gratos pelo dia de hoje, cientes de que os desafios são grandes e que para vencer os obstáculos, devemos dar as mãos.”comentou o arcebispo. Dom Fernando explicou também à assembleia que ao assumir a paróquia como administrador paroquial, o padre Edvaldo passa a exercer a função de tríplice múnus, que abrange as funções sacerdotal, pastoral e profética, responsáveis por ensinar, reger e santificar os filhos de Deus.

O rito de posse canônica foi presidido por dom Fernando Saburido e acompanhado

Arquidiocese de Olinda e Recife ganha sua 129ª paróquia
Arquidiocese de Olinda e Recife ganha sua 129ª paróquia

com atenção pela assembleia: entrega das chaves do sacrário, unção da pia batismal e renovação das promessas sacerdotais. Diante dos fiéis e clero, o padre Edvaldo renovou o juramento de fidelidade e a profissão de fé. Antes do término da celebração Eucarística, o novo pároco  foi homenageado pelos fiéis da área pastoral de Caetés Velho e da paróquia de Nossa Senhora do Ó, de Paulista, onde realizou trabalho pastoral.

(Pascom Arquidiocese)

Free Traffic Exchange

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here