A cada ano, o Dicastério da Comunicação Social vem reunindo os Delegados Inspetoriais de Comunicação por continente. O encontro dos Delegados das duas regiões da América Salesiana (Cone Sul e Inter-América) deste ano aconteceu em San Salvador, capital de El Salvador, com a presença de 28 participantes, nos últimos dias 20 a 23 de setembro.
Do ponto de vista do conteúdo, o encontro partiu dos encaminhamentos feitos no último encontro (2017, em Quito, Equador). O tema da Animação da Comunicação Social nas Inspetorias colheu as principais novidades e projetos em andamentos a nível inspetorial, com relatos de cada delegado ou delegada presente. Toda uma jornada foi dedicada a uma imersão na metodologia do Design Thinking, com enfoque para a inovação na comunicação salesiana.

A abertura do encontro deu-se com celebração eucarística na Cripta da Catedral de San Salvador, junto ao túmulo do Beato Dom Oscar Romero, seguindo-se uma visita à sua Casa e Capela do Hospital onde foi assassinado em 1980. A igreja e a sociedade salvadorenhas preparam-se para a sua canonização no próximo dia 14 de outubro.
Em outro momento do encontro, houve também oportunidade de visita à Gráfica Ricaldoni, ligada aos salesianos e ao tradicional Colégio Salesiano Santa Cecília, que ainda se conserva apenas de rapazes.

O encontro foi presidido pelo Pe. Filiberto González, conselheiro geral para a comunicação social da Congregação, com o apoio do Pe. Juan Pablo, seu colaborador no Dicastério. A Inspetoria que nos recebeu – Centro América – abrange 6 países (El Salvador, Guatemala, Costa Rica, Nicarágua, Honduras e Panamá). O Inspetor, P. José Ángel Prado Mendoza, esteve presente em boa parte do encontro. O evento, em sua logística, foi coordenado por Zaida Navarrete, dinâmica delegada de CS da Inspetoria Centro-América, junto com sua equipe inspetorial de comunicação.

Encontro Continental de Comunicação Social em San Salvador.

Do Brasil, estiveram presentes o Pe. José Ivanildo (delegado CS de Manaus) e Pe. João Carlos (delegado CS Recife). Por diferentes razões, estiveram ausentes os delegados das outras quatro inspetorias. Duas irmãs do Instituto das Filhas do Divino Salvador, um dos grupos da família salesiana, também participaram do encontro.

No final, o Pe. Filiberto deixou algumas recomendações ao grupo: adotar sempre uma visão sistêmica, com referência ao quadro de referência (sistema salesiano de comunicação social); manter o projeto de comunicação inspetorial alinhado ao POI Inspetorial; partir dos novos jovens e dos novos colaboradores, mais do que dos documentos; cultivar a equipe inspetorial de comunicação, que é a alma da comunicação na Inspetoria; Informação e produção com critérios de qualidade, verificação das fontes, criação de conteúdo e significados; atenção ao Sínodo dos Jovens, à Jornada Mundial da Juventude e ao CG28, como espaços de protagonismo dos jovens; e começar a estudar o tema da inteligência artificial.

O grupo de delegados e delegadas do continente, que vem se encontrando uma vez ao ano, se apresenta com grande dinamismo de trabalho e o realiza em ambiente de muita cordialidade e amizade.

Principal compromisso de articulação até o próximo encontro será a divulgação da santidade na família salesiana, a partir dos membros de nossa região, cujos processos de reconhecimento de santidade estão em curso.

Por Pe. João Carlos Ribeiro

Fonte: http://www.salesianos.org.br/noticias_inspetoria/comunicacao-encontro-continental-de-comunicacao-social-em-san-salvador

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here