“O Oratório de São Francisco de Sales, em Valdocco, foi a primeira obra estável de Dom Bosco, que deu inicio a todas as outras.” (QRPJ,p. 177)

A Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil, através da Pastoral Juvenil Salesiana, realizou no último final de semana (29 e 30 de setembro de 2018) o Seminário sobre os “Oratórios/ Centros Juvenis e Família”, na Casa de Encontros em Jaboatão dos Guararapes, PE.

Seminário Inspetorial "Oratórios/Centros Juvenis e Família"
Seminário Inspetorial “Oratórios/Centros Juvenis e Família”

O objetivo do encontro foi dar continuidade à formação dos animadores de Oratórios e Centro Juvenis, assegurando o acompanhamento dos mesmos para o fortalecimento da vivência do carisma salesiano, na ressignificação do Oratório e Centro Juvenil, como resposta pastoral diante das necessidades dos adolescentes e jovens e também ressaltar a importância da família dentro do Projeto Educativo Pastoral. O Seminário contou com a participação dos animadores dos Oratórios/ Centro Juvenis, representantes de todas as Comunidades Educativas Pastorais da Inspetoria e representante de família das presenças salesianas.

A metodologia que foi utilizada durante o Seminário esteve permeada por momentos formativos, oficinas (teatro, dança, bijuteria, meio ambiente, origami), partilhas e trocas de experiências e partilha de boas práticas realizadas em nível Inspetorial.

Os participantes do Seminário “Oratórios/ Centro Juvenis e Família”, após o encontro, receberam um itinerário formativo para ser utilizado nas reuniões mensais de animadores. Serão oito encontros que ajudarão na formação e no acompanhamento dos processos pastorais nas comunidades locais. No final do encontro, o Inspetor Padre Nivaldo Pessinatti pediu para cada participante assumir três compromissos para a caminhada dos Oratórios e Centros Juvenis.

“O Seminário foi proporcionar aos participantes o espírito de Dom Bosco em tudo aquilo que a gente faz, seja uma escola, uma obra social, um oratório festivo ou diário e na comunicação, tudo isso permeado pelo espírito alegre e dinâmico de São João Bosco. Então, esse encontro veio despertar em cada um de nós educadores o sentido maior que devemos ter diante dessa responsabilidade de educar a nossa juventude, principalmente aqueles que mais necessitam do nosso apoio, da nossa palavra e da nossa convivência.

O Seminário foi rico da graça de Deus acima de tudo. Foi um momento de muita alegria, muita perseverança e de muito amor educativo, baseado naquilo que Dom Bosco sempre viveu na sua prática diária que era fazer e levar os jovens a Deus e levar Deus aos corações dos jovens”, concluiu o Padre José Pereira (SDB).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here