Brasil, no dia 12 de outubro, é comemorado o Dia das Crianças, essa comemoração surgiu devido à um evento, realizado em 12 de outubro de 1923, no Rio de Janeiro, onde reuniu estudiosos da infância e políticos de vários países, no qual discutiram questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento. No ano seguinte, o dia 12 foi intitulado, pelo na época deputado federal Galdino do Valle Filho, o Dia das Crianças no Brasil.
Devemos aproveitar essa data para darmos atenção às necessidades relacionados às crianças
Devemos aproveitar essa data para darmos atenção às necessidades relacionados às crianças

Desde de então, os brasileiros passaram a comemorar neste dia algo dedicado às crianças, mas essa data, ganhou grande repercussão na verdade, apenas depois de se tonar um instrumento de comercialização de produtos infantis. O que a principio nasceu com a intenção de ser uma data para discutirmos cada vez mais questões relacionadas à infância, às crianças, passou a ser mais um dia importante para a propagação do capitalismo e do consumismo.

A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças
A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças

Devemos aproveitar essa data para darmos atenção às necessidades relacionados às crianças que crescem de maneira alarmante, aos aspectos importantes na vida da criança. Nos referimos aqui à mortalidade infantil, às situações precárias de saúde, segurança, e educação da grande parte da população infantil, dos direitos das crianças e adolescentes, dentre outros.

 

Uma importante ação realizada hoje pela Igreja Católica, vem por parte da Pastoral da criança, que tem um trabalho forte de combate à mortalidade infantil, no Brasil, além de proporcionar momentos de convivência, brincadeira, que são fundamentais na vida de cada criança.

Devemos aproveitar este dia para nos lembrarmos e colocarmos em prática, de que cada criança precisa de atenção, amor, voz e carinho, principalmente vindos da família, os pais precisam ter tempo de sentar para brincar com seus filhos, de proporcionar momentos de diversão em família, passar o sentimento para que se sintam amadas e seguradas.

Todas as crianças têm direito à educação, e este direito precisa ser garantido, principalmente pela família, fazendo sua parte para que haja assiduidade na escola, parceria entre escola e família. Assim como, cuidar da saúde da criança e propiciar um ambiente em condições básicas, de maneira segura.

A integração entre a família e a criança são importantes.
A integração entre a família e a criança são importantes.

É tempo de fletirmos a situação global de muitos países, os quais, tem um grande índice de mortalidade infantil, causa da situação econômica e social, fome, pobreza, desigualdade social, situações precárias de vida. É preciso repensar o que precisa ser mudado, as ações políticas e governamentais que precisam ser aplicadas para mudarmos essas situações, onde os direitos das crianças, estão longe se ser garantidos.

Aproveitemos este dia para propagar o que é mais importante para as crianças, o principal não deve ser presentes, ou guloseimas. Hoje, dê de presente um abraço, um beijo, um “Eu te amo” e tempo, tempo juntos, para que elas se sintam amadas e felizes.

Confira a material da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sobre o Dia das Crianças:

Fonte: https://bit.ly/2A6PDDN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here