O Conselho Nacional do Segue-me, juntamente com o Conselho Arquidiocesano de Natal, realizou entre os dias 12 e 14 de outubro o II Congresso Nacional do Segue-me, na cidade de Natal/RN. O evento contou com a presença de 19 dioceses pertencentes ao Movimento Segue-me de todo o Brasil. Em sua segunda edição, o Congresso trouxe como novidade a realização de momentos em diversos lugares da capital potiguar.

            O encontro teve como objetivo promover a unidade do Movimento Segue-me em todo o Brasil, além de manter o espírito missionário dos seguidores. Para isso, o evento trouxe como tema central “A missão do jovem no mundo globalizado”.

            Durante os três dias do congresso, jovens e casais vindos de diversas partes do país, participaram de missas, palestras, encenações e louvor. O evento teve como abertura uma missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Em sua homilia, Dom Jaime enfatizou a importância do Segue-me para a Arquidiocese de Natal, e relembrou a história de 33 anos do movimento em sua cidade, refletindo sobre como o Segue-me é capaz de mudar a realidade da juventude.

Noite cultural do II Congresso Nacional do Segue-me. Fonte: Equipe de Comunicação do Congresso

            O jovem Felipe Gêda, da Arquidiocese de Maceió, afirmou que no Congresso ele pôde “perceber não só o amor, mas o engajamento de todos ao movimento. Então, esse congresso em Natal está sendo a representação do amor”, destacou.

            O segundo dia de congresso foi marcado pelo momento desenvolvido em três setores da cidade. As paróquias de Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina, na zona norte de Natal; São Pedro, no bairro do Alecrim; e Nossa Senhora da Candelária, na zona sul, receberam os congressistas para discutirem sobre o Protagonismo do Cristão Leigo. O tema foi abordado pelos seminaristas Yago, Januário e Felipe, pertencentes ao Seminário São Pedro, da Arquidiocese de Natal. Em um segundo momento, os jovens e casais puderam sanar dúvidas sobre ritos da nossa Igreja Católica, com padres convidados, sendo eles: Padre Rodrigo, da cidade de Touros/RN, Padre Paulo Henrique, de Anápolis/GO e Padre Tiago, de Sinop/MT.

            O Hotel E-Suítes Villa do Mar também foi palco para o Congresso Nacional do Segue-me. Nele aconteceu a palestra ministrada pelo missionário da Canção Nova, Tiago Marcon, que falou sobre a missão do jovem no mundo globalizado, tema do evento. Todos os congressistas puderam vivenciar um momento de descontração com o Stand Up Comedy Yves Justino, com o show “Não deixe a graça passar”. Yves é seguidor, e também é membro do Canal Pão Nosso, canal voltado para a evangelização através do humor. O canal é totalmente formado por jovens e casais de seguidores da Arquidiocese de Natal. Já no espaço Beach Club, aconteceu um dos momentos mais esperados do congresso, a adoração e show com a cantora Adriana Arydes.

Show e adoração com a cantora Adriana Arydes. Fonte: Equipe de Comunicação do Congresso

            No domingo (14), o evento foi encerrado com uma missa na Catedral Metropolitana, presidida pelo Diretor Espiritual Nacional e Arquidiocesano, Padre Valdir Cândido, seguida de uma ação evangelizadora na Praia de Ponta Negra. Na ocasião, foram apresentados os novos membros do Conselho Nacional do Segue-me (CNS). Segundo o Diretor Espiritual do CNS, Padre Valdir Cândido, a segunda edição do congresso apresentou um passo além do primeiro, realizado em Brasília/DF, com a realização de momentos formativos nas paróquias, e a missão evangelizadora realizada na praia de Ponta Negra. Padre Valdir afirmou ainda que, “ a estrutura realizada em Natal vai contribuir para a elaboração de um documento final, que poderá ser utilizado já para o próximo congresso”.

            O jovem comandante geral do Congresso Nacional, Ranieri Dantas, avaliou o evento de forma positiva, e afirmou que as experiências adquiridas com a participação no I Congresso Nacional do Segue-me em Brasília, em 2015, bem como a organização do evento comemorativo dos 30 anos do Segue-me em Natal, foram determinantes para a realização do II Congresso. “Talvez o nosso maior desafio tenha sido fazer um congresso descentralizado, mas o resultado final foi bastante positivo, diante da avaliação que fazemos como organização, e também do que ouvimos dos participantes”, disse.

Foto oficial do II Congresso Nacional do Segue-me. Fonte: Equipe de Comunicação do Congresso

            O próximo Congresso Nacional do Segue-me ainda não tem data e local definidos. Mas segundo o CNS, seguirá a linha de 2 a 3 anos entre cada edição. Intercalando entre regiões que apresentem estruturas capazes de receber as demandas exigidas para a realização do evento.

Fonte: www.seguemenatal.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here