Mil jovens estão chegando para o festival anual

Todos os anos,cerca de mil jovens de todo o Nordeste participam do Festival da Juventude Salesiana, no Colégio Salesiano Sagrado Coração, no Recife.

evento é promovido pela Inspetoria Salesiana do Nordeste através da Pastoral Juvenil Salesiana e da Articulação da Juventude Salesiana (AJS). Este ano, o festival será de 16 a 18 de novembro. Mil jovens – cada um vindo de um lugar e de realidades diferentes; Uns de paróquia, outros de obra social, outros de escolas; Uns de áreas rurais, outros de áreas urbanas. São três dias que esses jovens passam no colégio salesiano, participando das celebrações, apresentando peças teatrais e coreografias, tocando, cantando, rezando. E todos com o mesmo objetivo, partilhar vida e espiritualidade, com uma alegria e uma fraternidade contagiantes. O festival da Juventude Salesiana seria mais ou menos isto, em uma descrição simples. Porém, os participantes sabem que ele significa muito mais!

O Sínodo dos Bispos 2018 e o Protagonismo Juvenil Salesiano O enfoque dado este ano não poderia ser outro: o protagonismo juvenil.Assim, a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, cujo tema foi “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, realizado em Roma, em outubro deste ano, influenciou algumas novas ideias inseridas na programação e também o tema do 23° Festival da Juventude Salesiana. O tema expressa a solicitude pastoral da Igreja pelos jovens e tem como propósito acompanhar os jovens no seu caminho existencial para a maturidade para que, mediante um processo de discernimento, descubram o seu projeto de vida e o realizem com alegria abrindo-se ao encontro com Deus e com os seres humanos e participando ativamente na edificação da Igreja principalmente os jovens marginalizados. Por eles e com eles, compartilhar sonhos e esperanças, ouvir, acompanhar, consolar, despertar, encorajar… “Por vós estudo, por vós rezo, por vós me afadigo…”disse certo dia Dom Bosco num
diálogo com os jovens.Dom Bosco não se imaginava sem os jovens. Nem Quando se quer bem de verdade, não se põe reservas ou limites.“Não basta querer bem, é preciso que os jovens percebam que são amados…” (Dom Bosco).

Preparação:

O evento ocorre há 23 anos consecutivos e é um momento de reunião e partilha de jovens participantes de grupos juvenis diversos.O Festival é fruto de um grande esforço de toda Inspetoria Salesiana do Nordeste, em especial da equipe inspetorial de Pastoral Juvenil, que tem como delegado Padre Eudes Barreto e congrega também formandos salesianos, assessores da AJS e colaboradores. O Conselho Inspetorial da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), que vem sendo fortalecido nos últimos anos, assume com muita responsabilidade a organização do evento. A preparação é realizada o ano inteiro, mas é na segunda reunião do Conselho da AJS, realizada em agosto, que são escolhidas quase todas as pessoas de referência.

As inscrições do evento são realizadas pelas casas salesianas (paróquias, escolas e obras sociais), através do coordenador da Articulação da Juventude Salesiana local (AJS).

Mais informações através do telefone: (81) 2102-0800

Delegações inscritas:
ARACAJU – Colégio
ARACAJU – Paróquia
AREIA BRANCA
BATURITÉ-CE
CAETÉS- Abreu e Lima
CARPINA (Colégio e Paróquia)
CJC (Nordeste)
CORRENTES-PE
FORTALEZA (Paróquia e Colégio)
FORTALEZA (Juvenal de Carvalho e Centro Juvenil)
GRAVATÁ-PE (Instituto N. S. de Lourdes e ODIP)
GRAVATÁ-Grupo Servos do Rei
JABOATÃO-COLÔNIA (Escola)
JABOATÃO (Curado)
JOÃO PESSOA-PB
JUAZEIRO (Paróquia e Colégio)
LAJEDO (Gilmar)
MACEIÓ-AL
MATRIZ DE CAMARAGIBE-AL
NATAL-Companhia do Sorriso
NATAL – Instituto Maria Auxiliadora
NATAL – São José
NATAL (Gr amoré/ Paróquia)
NATAL (Gramoré/ Equipe Suporte)
NATAL (Gramoré-Obra Social)
PARNAMIRIM – Dom Bosco
PAULO AFONSO-BA
PICOS-PI
PETROLINA-PE
RECIFE- Grupo João Paulo II (Colégio Boa Viagem)
RECIFE – Escola Dom Bosco
RECIFE – Sagrado Coração/ Colégio
RECIFE-Colégio Auxiliadora
SALVADOR – Dom Bosco
SALVADOR – Nazaré
SERRA DO MEL-RN
RECIFE-Casa de Formação Maria Auxiliadora
RECIFE – Colégio Mazzarello
Programação:

SEXTA (dia 16)
19:30h – Cerimônia de Abertura.

SÁBADO (dia 17)
09:00h – Missa na Basílica Sagrado Coração de Jesus – Presidente da celebração:
Padre Nivaldo Pessinatti (Inspetor da Inspetoria Salesiana do Nordeste)
10:30h – Catequeses
14:00h – Festival de Coreografia
15:00h – POLO ARTÍSTICO:
Dança
Música
Stand up
Teatro
Pátio da misericórdia
Espaços de convivência
Tenda vocacional
19:30h – Festival de Teatro.

DOMINGO (dia 18)
09: 00h – Celebração Eucarística -Presidente da celebração: P José Cezar
Entrega das premiações as delegações/ Doações das delegações no ofertório Benção
de Nossa Senhora Auxiliadora .
10:30h – Festa de encerramento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here