“Queridos irmãos e irmãs!
Na última terça-feira, iniciamos o ano de 2019. Queremos colocar nossas esperanças no Senhor Jesus. Mais um ano em nossas vidas, e a confiança da presença e da ação da graça de Deus nos anima a olhar os nossos dias com confiança e renovar nossa fé. Porque acreditamos que Ele, “o Senhor, o ano todo coroa com a sua benignidade, e os seus passos destilam fertilidade” (cf. Sl 65,12), acolhemos o ano novo com alegria, esperança e paz no coração.
Foto do pôr-do-sol na Pedra do Rosário em Natal/RN.
O Ano novo vem com muitas perspectivas. Será o ano em que viveremos o Mês Missionário Extraordinário, que será celebrado no mês de outubro, cujo objetivo deve ser buscado constantemente: “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. Faço minhas as palavras do Papa Francisco: “Não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário!” (FRANCISCO. Exortação Apostólica, Evangelii gaudium, n. 80). Dentro dessa perspectiva missionaria, o ano de 2019 será o último ano do Marco Referencial da Ação Pastoral de nossa Igreja Particular. Como em 2019, a CNBB renovará as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora para o quadriênio 2019-2023, no final de 2019, também nós faremos a renovação do Plano Pastoral 2020-2023, Então, 2019 será um ano de muito empenho para que a nossa visão de futuro se consolide ainda mais: “A Arquidiocese de Natal ser uma referência em Setorização das Paróquias, de modo que estas se tornem cada vez mais missionárias, acolhedoras e solidárias, a serviço da vida plena”. O ponto alto do Mês Missionário Extraordinário será a celebração do dia 20 de outubro, Dia Mundial das Missões. Nesse mesmo mês de outubro acontecerão as Jornadas Missionarias, onde as paróquias e comunidades deverão realizar visitas, encontros e celebrações missionárias.
Dom Jaime Vieira (Arcebispo Metropolitano de Natal)
Com muita alegria, celebraremos em 2019, o Centenário de fundação do Seminário de São Pedro. São “100 anos oferecendo mãos ungidas para a Messe do Senhor”. Quantas histórias, quantos levitas do Senhor, quantos bispos formados naquele casarão da Campos Sales. Mas, também, quantos que beberam da formação religiosa, e, mesmo que não tenham chegado ao sacerdócio ministerial, exercem o sacerdócio comum, com dignidade, ética e valores. As comemorações do Ano Jubilar do Seminário de São Pedro iniciaram em 17 de dezembro de 2018 e se concluem em 19 de dezembro de 2019.
Em 2019 celebraremos os 110 anos da criação de nossa Diocese (29.12.1909). Uma Igreja centenária, um Seminário centenário, são comemorações que nos enchem de alegria e, ao mesmo tempo, abrem os horizontes para olharmos para frente, confiantes e dispostos a seguir nosso caminho de discípulos missionários. Um caminho que deve ser marcado pela solidariedade e pela ação de graças pelo testemunho dos nossos Santos Mártires: lembro a 5ª Caminhada da Solidariedade, a ser realizada em setembro e a Festa dos Santos Mártires André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e seus companheiros, em 3 de outubro.
No cenário nacional teremos um novo Governo. Ele inicia com um clima diferente, às vezes tenso, complexo e muito exigente. E, depois de um processo eleitoral bastante controverso, onde os ânimos foram acirrados, chegando até a violência. Mas, eis que a palavra da Igreja é de esperança. Diante de novas perspectivas no cenário político, nós, ungidos do Senhor, discípulos missionários de Jesus Cristo, devemos continuar nossa missão de anunciadores da Palavra de Deus. A Palavra não decepciona, não explora, não engana, não apavora. Em tudo, precisamos cuidar para que a nossa ação e nosso pensamento não sejam incoerentes com a nossa fé. Especialmente, não podemos abandonar os pobres, deixá-los sem esperança. O exemplo de Papa Francisco nos estimula a ser Igreja pobre e para os pobres. Essa deve ser a nossa grande perspectiva para o novo ano.
Por tudo isso, demos graças ao Senhor nosso Deus, pois Ele conduzirá com bênçãos e graças o Ano Novo que se inicia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here