Santa Missa de abertura da JMJ 2019. Foto: Reprodução
A Jornada Mundial da Juventude teve inicio na noite desta terça-feira (22), com a Cerimônia de Abertura e Santa Missa, presidida pelo Arcebispo do Panamá, Monsenhor Jose Domingo Mendieta. O evento reuniu jovens de mais de 140 países no Campo Santa Maria la Antigua. Em sua homilia, o bispo do Panama, frisou a importância da confiança dada ao pequeno país em organizar um evento de tão grande porte.

A JMJ é formada por momentos de catequeses, feiras vocaviovoca e festivais juvenis. E esse ano, a edição no Panama, traz o Parque do Perdão Renova-me, que permitirá aos peregrinos, viver uma experiência alegre, com o objetivo de levár-los ao encontro de Jesus, através do perdão.

100 mil pessoas participam de cerimônia de abertura. Foto: Reprodução

Além da Cerimônia de Abertura, a JMJ terá como atos centrais a Acolhida ao Santo Padre, o Papa Francisco, no dia 24 de janeiro, seguidos da Via Sacra, Vigília e a Missa de Envio, na qual o Papa anunciará o local e a data da próxima jornada.

A movimentação na cidade do Panamateve início desde a semana passada, quando centenas de peregrinos chegaram ao aeroporto de Tocumen, para participar da Pré-Jornada. O evento serve em preparação para os atos centrais, e contou com atividades culturais, missas e adoração nas dioceses da Costa Rica e no Panamá.

No Panamá se dará também uma grande oportunidade a todos que farão parte da Jornada. A primeira imagem peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima se fará presente no evento. É importante lembrar que a imagem não sai de Portugal desde  o ano 2000. Os participantes da JMJ poderão com essa visita alcançar a indulgência plenária diante da presença da imagem peregrina. Para isso, os fiéis deverão cumprir os preceitos de confissão, comunhão e oração pelas intenções do Santo Papa.

A JMJ 2019, que tem como tema “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra”, prossegue até o dia 27 de janeiro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here