Devotos do Santo da Juventude percorrem ruas do Panamá em sua homenagem. Foto: Reprodução
A cidade do Panamá foi cenário do maior evento para os jovens católicos do mundo, a Jornada Mundial da Juventude. Porém, foi também nesse mesmo local que aconteceu uma das maiores procissões em homenagem ao Santo da Juventude, São João Dom Bosco. Entre os dias 29 e 31 de janeiro foi realizado no Panamá o Tríduo de Dom Bosco.
Relíquias de Dom Bosco percorreram as ruas do Panamá. Foto: Reprodução
O Reitor-Mor Dom Àngel Fernández Artime, décimo sucessor de Dom Bosco, se fez presente nas celebrações e procissão, eventos estes, que contaram com a presença das relíquias do Santo Padroeiro dos jovens. A programação do Tríduo de Dom Bosco no Panamá foi marcada por celebrações eucarísticas, noite salesiana com a juventude de diversos países, procissão e novena.
No dia 31, dia de encerramento do Tríduo, no ‘Valdocco da América’, foi realizada a maior festa em honra de Dom Bosco, com uma solene Eucaristia presidida por dom José Domingo Ulloa, arcebispo do Panamá e concelebrada pelo padre Ángel Fernández Artime. Após a missa, milhares de pessoas saíram em procissão para acompanhar a estátua e a relíquia de Dom Bosco. Os fiéis, seguiram as tradições, e foram vestidos como o santo padroeiro, bem como se vestiram com trajes típicos do país. Crianças e adultos traziam em suas mãos o motivo de sua devoção, e agradeciam pelas diversas graças alcançadas através da intercessão do Pai e Mestre da Juventude.
O padre Romulo Gallegos, SDB, diretor da obra da Basílica de Dom Bosco na Cidade do Panamá, explicou: “A padroeira do Panamá é Nossa Senhora de Santa Maria la Antigua, mas São João Bosco é tão reverenciado, que todos os anos, no dia 31 de janeiro, 400 mil pessoas se reúnem, formando uma espécie de JMJ”. O padre Carlos Vilanova, pastor da Basílica, acrescenta: “a procissão deste ano acompanha a relíquia do santo”, esta foi uma novidade criada por ocasião da presença do Reitor-Mor para a festa.
Missa de encerramento do Tríduo de Dom Bosco no Panamá. Foto: Reprodução
Em frente a uma basílica repleta de fiéis, o padre Ulloa expressou sua gratidão pela presença do X Sucessor de Dom Bosco, padre Á. F. Artime e do padre Fabio Attard, Conselheiro Geral da Pastoral Juvenil. O padre Ulloa enfatizou que a procissão em homenagem a São João Bosco, “Pai e Mestre da Juventude”, encerra simbolicamente as atividades da Jornada Mundial da Juventude, presidida pelo Papa Francisco.
Em sua homilia, o arcebispo do Panamá expressou “que cessamos de ser jovens quando paramos de sonhar… Envelhecemos quando paramos de sonhar. Hoje, aqui, estamos vivendo a extensão JMJ, celebrando esta festa de São João Bosco, patrono da juventude e GMG2019, e podemos dizer que o ‘Panamá pertence a Dom Bosco e Dom Bosco pertence ao Panamá”.
“Embora saibamos que o corpo de Dom Bosco está em Turim – acrescentou o prelado – o coração de Dom Bosco está no Panamá”.
Participaram da celebração cerca de 100 jovens do Movimento Juvenil Salesiano, vindos da Colômbia, México, América Central e outros países do mundo, que quiseram ficar para viver a festa de Dom Bosco no país da América, onde Dom Bosco é mais amado.
Padre Angel Artime participa da procissão no Panamá. Foto: Reprodução
“Dom Bosco continua tão atual quanto há 160 anos – afirmou o Reitor-Mor. Os perfis de meninos e meninas podem ter mudado. Sabemos que os jovens diferem em culturas, mas são muito parecidos no coração. A eles, oferecemos a eles um lar, uma família, um projeto, os preparamos para a vida e os apresentamos, com liberdade, a Deus, tanto que os ama”.

O porquê da devoção por Dom Bosco

Houve no Panamá um sacerdote chamado Padre Domingos Soldati, que começou a promover a devoção por Dom Bosco. Domingos prometia milagres através da intercessão de São João Bosco. E os milagres de fato não faltavam. Daí surgiu a devoção pelo Santo da Juventude. E há 70 anos o dia 31 de janeiro é marcado pela grande procissão em homenagem ao Pai e Mestre da Juventude, reunindo cerca de 400 mil pessoas.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here