A cidade do Panamá recebeu em janeiro a XXXII Jornada Mundial da Juventude. O evento aconteceu entre os dias 22 e 27, teve como tema central “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”, e contou com um total de 600 mil pessoas em seus atos centrais. O Conselho Nacional do Segue-me montou uma Delegação Oficial na JMJ com o objetivo de representar o movimento pela primeira vez em um evento internacional.

Segue-me Brasil envia primeira delegação oficial para a JMJ

Segue-me Brasil envia primeira delegação oficial para a JMJDurante todo o ano de 2018 o grupo se dedicou em angariar fundos e assim custear as passagens e inscrições para o evento. No total, a delegação oficial do Segue-me na JMJ contou com a presença de 22 seguidores pertencentes às dioceses de Natal, Brasília e Mato Grosso.

Parte da I Delegação Oficial do Segue-me.
Parte da I Delegação Oficial do Segue-me.

Os membros da delegação iniciaram sua viagem dias antes da JMJ, com o intuito de participarem da Pré-JMJ na Costa Rica. Lá, puderam vivenciar a semana dedicada aos eventos chamados de Dias nas Dioceses. Momento em que os peregrinos participam de atividades culturais, adoração, terços, missas e integração com as comunidades locais. Durante essa semana, os jovens seguidores puderam presenciar a alegria e prazer da doação por parte das famílias da Costa Rica. Foi um verdadeiro Segue-me dentro da JMJ.

Saindo da Pré-Jornada, os seguidores partiram em direção ao Panamá, local sede da JMJ 2019. Os representantes do Segue-me também foram recebidos pelas famílias panamenhas, e ali puderam partilhar de suas experiências e culturas.

Jovens seguidores são recebidos na Costa Rica para a Pré-Jornada.
Jovens seguidores são recebidos na Costa Rica para a Pré-Jornada.

Durante a JMJ a delegação participou da Feira Vocacional e de todos os atos centrais, entre eles os que contaram com a presença do Papa Francisco, como a Via Sacra, a Vigília e a Missa de Envio. Segundo o jovem Pedro, da Arquidiocese de Natal, “A JMJ 2019 foi um marco na minha vida como católico. Durante a jornada, passei por experiências incríveis de catequização e adoração, fui capaz de vivenciar verdadeiramente o amor cristão em cada momento e, sem dúvidas, foi onde testemunhei quase 1 milhão de pessoas ali reunidas por um único motivo: Deus”, disse.

A Jornada Mundial da Juventude com certeza é uma forma de muitos jovens perceberem o quanto a Igreja Católica é forte e viva, e o quanto espera de sua juventude, assim como afirmou o Papa Francisco “Deus dá aos jovens o seu HOJE”. Para a jovem Bruna Stéfanny, da Diocese de Brasília, a JMJ teve uma grande importância em sua caminhada. “Estávamos ali em uma cidade lotada de jovens cantando pelas ruas, carregando suas bandeiras, pessoas de todos os cantos do mundo, cada um com seu idioma, mas sempre professando a mesma fé. Isso só nos mostra o quanto a nossa Igreja é viva. Pensando nisto, não me resta dúvidas de que Jornada Mundial da Juventude é uma experiência única”, afirmou.

A próxima Jornada acontecerá em 2022, na cidade de Lisboa, em Portugal. Com relação a uma nova delegação, ainda não se tem informações, mas com certeza, depois da experiência partilhada pelos seguidores terão muitos jovens querendo realizar o desejo de ser seguidores peregrinos.

Por Vitória Élida

Fonte: Segue-me Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here