No último domingo (07), em alusão ao Dia Mundial da Saúde, o Grupo Recrear realizou uma ação social no Centro Pastoral da Igreja São João Bosco, no conjunto Gramoré, Zona Norte de Natal, com o objetivo de atender também comunidades adjacentes como a de São Matheus, Câmara Cascudo e Nova Jerusalém.
Profissionais que voluntariamente prestaram serviços a todas as pessoas
Profissionais que voluntariamente prestaram serviços a todas as pessoas

Na ação social, foram oferecidos a população atendimentos com nutricionista, psicólogo(a), dentista, fisioterapeuta, enfermeiros(as) – verificação da pressão arterial e teste de glicemia, além de farmacêutica, optometrista e fonoaudiólogo(a), cuja a profissional Samara Xavier, avaliou como positiva está iniciativa: “É extremamente importante oferecer as pessoas este tipo atendimento, pois como esta se trata de uma comunidade carente e apesar do posto de saúde do bairro oferecer atendimento, poucas pessoas têm a possibilidade de conseguir uma consulta com um profissional especializado e de forma gratuita”.

Para a realização do evento, o Grupo Recrear contou com a participação de mais de 20 voluntários que já fazem parte do grupo e que foram divididos em equipes de apoio para a realização dos atendimentos. Isto sem contar com os profissionais que voluntariamente prestaram serviços a todas as pessoas, tanto as que já haviam realizado um pré-cadastro, quanto as que iam chegando para se cadastrarem e serem atendidas na hora.

Todas as pessoas que foram beneficiadas com o atendimento, saíram de lá muito satisfeitas.
Todas as pessoas que foram beneficiadas com o atendimento, saíram de lá muito satisfeitas.

Todas as pessoas que foram beneficiadas com o atendimento, saíram de lá muito satisfeitas, a começar pelo diferencial que possui o Grupo Recrear, que é o seu acolhimento. A forma com que os integrantes do grupo recebiam e tratavam as pessoas que iam chegando, cativava a todos de uma maneira simples, mas que certamente marcou cada pessoa que foi atendida de uma forma única.

SOBRE O GRUPO RECREAR

“Promover sorrisos e ressignificar histórias”. É esse o lema e a missão de todos os integrantes do Grupo Recrear. Um Projeto Social, cujo os pioneiros do grupo, ainda no ano de 2005, visitavam no final de cada ano hospitais, asilos e orfanatos, com a finalidade de promover momentos de recreação e lazer – por isso este Projeto foi batizado em 2015, como Grupo Recrear.

Hoje, participam do grupo cerca de um pouco mais de 20 voluntários, que doam o seu tempo, compromisso e amor, para proporcionar momentos inesquecíveis a tantas pessoas que cruzam os seus caminhos. E os integrantes do grupo, por uma questão de organização e burocrática se dividem nas seguintes pastas: administrativa, de eventos, financeira e de mídia.

Hoje, participam do grupo cerca de um pouco mais de 20 voluntários
Hoje, participam do grupo cerca de um pouco mais de 20 voluntários

Como principais ações, o Grupo Recrear possui em sua lista momentos muito marcantes, como o que aconteceu no ano de 2018, onde o grupo depois da arrecadação de alimentos junto a familiares, amigos e conhecidos, visitou uma comunidade em Sítio Grossos, município do Rio Grande do Norte, com aproximadamente 10.000 habitantes e fizeram a entrega de cerca de 80 cestas básicas. Sobre a comunidade visitada, Maxnara de Lima, uma das coordenadoras do grupo contou o seguinte: “Visitamos uma família com oito pessoas morando numa casa pequena e sobrevivendo com R$400,00 por mês. Outras famílias tinham uma renda mensal de R$200,00”.

Promover sorrisos e ressignificar histórias
Promover sorrisos e ressignificar histórias

Outra ação que fazem os olhos dos integrantes brilharem e se encherem d’água, aconteceu numa escola da rede municipal, do município de Nísia de Floresta, localizado na região metropolitana da capital potiguar.

Depois de receberem várias cartinhas de crianças que frequentavam a Escola Municipal Aurora Costa de Carvalho, pedindo materiais escolares, o grupo resolveu agir e inicialmente tinha o objetivo de doar 20 kits escolares, como disse uma das coordenadoras Nathalia Napoli: “O nosso objetivo era ajudar pelo menos 20 crianças, no entanto, quando visitamos a escola percebemos que muitas outras crianças precisavam de material escolar”. “Então, nos desdobramos e corremos atrás para conseguirmos mais doações. No final, conseguimos beneficiar um total de 145 crianças”. Completou Bruna Perez, também coordenadora do grupo.

Sobre o sentimento de promover essas ações, Felipe Fonseca, um dos coordenadores do Grupo Recrear, contou que tudo isso é muito gratificante: “Cara, às vezes, no final as pessoas vêm nos agradecer por termos feito elas sorrirem e isso não tem preço. Não tem palavras para explicar isso”.

O Grupo Recrear praticando o bem e se doando um pouco mais para ajudar o próximo.
O Grupo Recrear praticando o bem e se doando um pouco mais para ajudar o próximo.

Numa sociedade de valores tão invertidos como se apresenta a nossa, são atitudes como esta do Grupo Recrear, que deveria servir de exemplo e inspiração para que outras pessoas possam praticar o bem e se doar um pouco mais para ajudar o próximo. E que cada vez mais, o Grupo Recrear continue com a missão de promover sorrisos, ressignificando muitas outras histórias.

Veja as fotos: https://bit.ly/2UHFuZe

1 COMENTÁRIO

  1. fiquei muito feliz com essa ação, lamentavelmente não foi possivel minha participação neste evento, de tantos que já fiz parte, em razão de problemas particulares, mais prometo nos próximos me deixar a disposição e poder fazer parte dessa alegria que é SERVIR. Paulo Enfermeiro, a Voz o Povo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here